Alimentos que aumentam sua concentração na hora do ENEM

O TudoGostoso selecionou 6 alimentos que vão elevar a sua concentração e te ajudar a fazer uma prova mais tranquila. Vem ver!

Confira 6 alimentos que podem elevar sua concentração na prova.

Confira quais alimentos podem aumentar sua concentração na hora da prova!

Alô, estudantes de plantão: está chegando o mês aguardado ansiosamente por aqueles que querem garantir uma vaga nas universidades! Além do ENEM, o final do ano também é uma das épocas marcadas por diversas provas de vestibular, sendo aquele período que temos a sensação de estarmos com os nervos à flor da pele. E nessa hora, tudo o que a gente mais deseja — além da vaga, claro — é ter concentração de sobra para arrasar na prova!

Por isso, o TudoGostoso resolveu dar uma ajudinha: selecionamos alguns alimentos que vão te ajudar a controlar a ansiedade e, principalmente, a aumentar sua concentração no momento da prova. Afinal, se a comida pode nos proporcionar felicidade, ela também não poderia deixar de estar junto nessas horas, né? Vem ver!

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Ovos

Conhecido por ser rico em proteínas, os ovos também contam com ômega 3 (assim como os peixes) em forma de DHA. “E o que é DHA, TudoGostoso?” Trata-se de uma gordura boa e saudável, responsável por otimizar o sistema nervoso, facilitando a comunicação entre as células e, dessa forma, mantendo seu cérebro bem ligadinho, facilitando o raciocínio na hora da prova.

Além disso, o DHA também é um aliado para o bom funcionamento dos olhos, deixando que você fique atento a todos os detalhes e não deixe nada passar em branco! Por isso, invista em deliciosas receitas com ovos.

Chocolate amargo

Deu alegria só de ver? Pois é, o chocolate amargo produz essa sensação mesmo. Ele é um dos alimentos que elevam a serotonina no nosso organismo, o hormônio da felicidade. Por isso, bem-estar e bom humor podem ser adquiridos com o chocolate — que sim, é cheio de benefícios!

Além disso, ele funciona como um bom calmante natural, sendo um alimento que alivia aquele estresse e tensão antes e durante a prova. Cérebro, memória e humor beneficiados, não tem como negar um chocolatinho, né? O segredo é só não exagerar e comer com moderação.

O chocolate amargo contribui para reduzir o estresse e elevar a sensação de bem estar.

O chocolate amargo é um bom aliado, trazendo bom humor, bem estar e diminuindo o estresse.

Peixe

Assim como no caso dos ovos, os peixes são ricos em ômega-3, que contribui para o bom funcionamento da memória. Por isso, não hesite em apostar em pratos leves no almoço com um bom peixinho. Pra te inspirar, dê uma olhada nessa matéria com 4 pratos perfeitos de peixe para você fazer em casa.

Banana

Como o TudoGostoso já te mostrou, a banana é uma fruta cheia de benefícios para a saúde! Entre seus nutrientes, podemos encontrar o potássio, um mineral que não só auxilia no combate das câimbras, como também contribui para o pleno funcionamento do coração e do cérebro.

Isso porque, assim como o chocolate, a banana também causa sensação de bem-estar e bom humor, além de ajudar a reduzir o nível de estresse. Ou seja, perfeito para o vestibular!

Contribua para o pleno funcionamento do seu cérebro consumindo bananas.

Mantenha o bom funcionamento do seu cérebro na hora da prova incluindo banana na sua alimentação!

Nozes

Que tal levar algumas nozes para comer durante a prova? A oleaginosa é ótima para otimizar o funcionamento do cérebro. Além disso, as nozes são um dos alimentos ricos em ferro, nutriente essencial para levar oxigênio para as células, produzindo energia e fazendo com que elas “trabalhem” a plenos vapores. Dessa forma, a tendência é que você acabe ficando bem alerta para reter todas as informações da prova!

Chá-verde

O chá-verde, rico em cafeína, é um ótimo aliado na concentração e na atenção, mantendo-o desperto. Porém é recomendado que se consuma o chá-verde com moderação, pois seu excesso pode acabar gerando dores de cabeça e, consequentemente, nadinha de concentração. Por isso, foca no chá-verde — mas sem exageros!

Quais alimentos evitar no dia da prova

Procure evitar alimentos muito gordurosos ou pesados. Isso porque a digestão desses tipos de alimento podem exigir muita energia do seu organismo e, consequentemente, aquela sensação de cansaço e sonolência — sensações dais quais a gente quer passar longe na hora da prova, né? Por isso, prefira alimentos leves e que vão permitir que você faça a prova bem tranquilo!

E não se esqueça: se hidrate! Beba água e mantenha suas células bem hidratadas. Dessa forma você vai fazer uma prova de forma bem tranquila e bem atenta para interpretar todas as questões. E o que o TudoGostoso deseja a todos que vão fazer prova de vestibular é: boa prova!

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