Alimentos que aumentam sua concentração na hora do ENEM

O TudoGostoso selecionou 6 alimentos que vão elevar a sua concentração e te ajudar a fazer uma prova mais tranquila. Vem ver!

Confira 6 alimentos que podem elevar sua concentração na prova.

Confira quais alimentos podem aumentar sua concentração na hora da prova!

Alô, estudantes de plantão: está chegando o mês aguardado ansiosamente por aqueles que querem garantir uma vaga nas universidades! Além do ENEM, o final do ano também é uma das épocas marcadas por diversas provas de vestibular, sendo aquele período que temos a sensação de estarmos com os nervos à flor da pele. E nessa hora, tudo o que a gente mais deseja — além da vaga, claro — é ter concentração de sobra para arrasar na prova!

Por isso, o TudoGostoso resolveu dar uma ajudinha: selecionamos alguns alimentos que vão te ajudar a controlar a ansiedade e, principalmente, a aumentar sua concentração no momento da prova. Afinal, se a comida pode nos proporcionar felicidade, ela também não poderia deixar de estar junto nessas horas, né? Vem ver!

Ovos

Conhecido por ser rico em proteínas, os ovos também contam com ômega 3 (assim como os peixes) em forma de DHA. “E o que é DHA, TudoGostoso?” Trata-se de uma gordura boa e saudável, responsável por otimizar o sistema nervoso, facilitando a comunicação entre as células e, dessa forma, mantendo seu cérebro bem ligadinho, facilitando o raciocínio na hora da prova.

Além disso, o DHA também é um aliado para o bom funcionamento dos olhos, deixando que você fique atento a todos os detalhes e não deixe nada passar em branco! Por isso, invista em deliciosas receitas com ovos.

Chocolate amargo

Deu alegria só de ver? Pois é, o chocolate amargo produz essa sensação mesmo. Ele é um dos alimentos que elevam a serotonina no nosso organismo, o hormônio da felicidade. Por isso, bem-estar e bom humor podem ser adquiridos com o chocolate — que sim, é cheio de benefícios!

Além disso, ele funciona como um bom calmante natural, sendo um alimento que alivia aquele estresse e tensão antes e durante a prova. Cérebro, memória e humor beneficiados, não tem como negar um chocolatinho, né? O segredo é só não exagerar e comer com moderação.

O chocolate amargo contribui para reduzir o estresse e elevar a sensação de bem estar.

O chocolate amargo é um bom aliado, trazendo bom humor, bem estar e diminuindo o estresse.

Peixe

Assim como no caso dos ovos, os peixes são ricos em ômega-3, que contribui para o bom funcionamento da memória. Por isso, não hesite em apostar em pratos leves no almoço com um bom peixinho. Pra te inspirar, dê uma olhada nessa matéria com 4 pratos perfeitos de peixe para você fazer em casa.

Banana

Como o TudoGostoso já te mostrou, a banana é uma fruta cheia de benefícios para a saúde! Entre seus nutrientes, podemos encontrar o potássio, um mineral que não só auxilia no combate das câimbras, como também contribui para o pleno funcionamento do coração e do cérebro.

Isso porque, assim como o chocolate, a banana também causa sensação de bem-estar e bom humor, além de ajudar a reduzir o nível de estresse. Ou seja, perfeito para o vestibular!

Contribua para o pleno funcionamento do seu cérebro consumindo bananas.

Mantenha o bom funcionamento do seu cérebro na hora da prova incluindo banana na sua alimentação!

Nozes

Que tal levar algumas nozes para comer durante a prova? A oleaginosa é ótima para otimizar o funcionamento do cérebro. Além disso, as nozes são um dos alimentos ricos em ferro, nutriente essencial para levar oxigênio para as células, produzindo energia e fazendo com que elas “trabalhem” a plenos vapores. Dessa forma, a tendência é que você acabe ficando bem alerta para reter todas as informações da prova!

Chá-verde

O chá-verde, rico em cafeína, é um ótimo aliado na concentração e na atenção, mantendo-o desperto. Porém é recomendado que se consuma o chá-verde com moderação, pois seu excesso pode acabar gerando dores de cabeça e, consequentemente, nadinha de concentração. Por isso, foca no chá-verde — mas sem exageros!

Quais alimentos evitar no dia da prova

Procure evitar alimentos muito gordurosos ou pesados. Isso porque a digestão desses tipos de alimento podem exigir muita energia do seu organismo e, consequentemente, aquela sensação de cansaço e sonolência — sensações dais quais a gente quer passar longe na hora da prova, né? Por isso, prefira alimentos leves e que vão permitir que você faça a prova bem tranquilo!

E não se esqueça: se hidrate! Beba água e mantenha suas células bem hidratadas. Dessa forma você vai fazer uma prova de forma bem tranquila e bem atenta para interpretar todas as questões. E o que o TudoGostoso deseja a todos que vão fazer prova de vestibular é: boa prova!

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