5 erros comuns na hora de fazer bolo de cenoura

Chega de bolo pesado: confira 5 erros comuns que as pessoas cometem na hora de fazer bolo de cenoura.

Bolo de cenoura: a receita mais acessada do TudoGostoso! É difícil encontrar alguém que não seja apaixonado por essa maravilha, né? Nada melhor do que um bolo de cenoura caseiro para comer na hora do lanche. Para te ajudar na hora de preparar essa maravilha, o TudoGostoso vai te contar 5 erros comuns na hora de fazer bolo de cenoura que podem prejudicar a sua receita. Confira!

erros comuns na hora de fazer bolo de cenoura

Bolo de cenoura com calda de chocolate

5 erros comuns na hora de fazer bolo de cenoura

Colocar cenoura demais

Acredite, colocar muita cenoura pode prejudicar o seu bolo e deixá-lo superpesado. O truque está em pesar as cenouras, porque elas podem ter o tamanho bem variado, o que influencia no peso. O certo é usar aproximadamente 270 g de cenoura para cada xícara (chá) de farinha.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Não triturar a cenoura completamente

Outro problema que muitas pessoas enfrentam é não triturar a cenoura por completo. Além de deixar o bolo pedaçudo (o que pode desagradável para alguns), a cenoura mal triturada ainda aumenta as chances de o bolo solar. Por isso, deixe-a batendo no liquidificador junto com o óleo e os ovos por um bom tempo. Outra dica que pode ajudar muito nesse momento é cozinhar as cenouras. Usar cenouras cozidas também deixará o seu bolo mais laranja!

Bolo de cenoura com açúcar polvilhado

Bolo de cenoura com açúcar polvilhado

Não preaquecer o forno

Não preaquecer o forno é um erro que muita gente comete no preparo de qualquer tipo de bolo. No caso do bolo de cenoura, esse erro pode custar toda a receita. O fermento presente no bolo precisa de bastante calor, principalmente nos primeiros 20 minutos, para expandir e fazer o bolo crescer. Como esse tipo de bolo já tem a cenoura que confere muito peso à massa, é importante dar mais atenção aos outros passos que o ajudam a crescer e ficar fofinho.

Ah, não precisamos nem lembrar que não é para ficar abrindo o forno, não é mesmo? Nada de bolo solado!

Não peneirar a farinha

Esse truque dá mais leveza ao bolo, impedindo que ele fique pesado e murcho. Essa dica também é válida para quem gosta de adicionar amido de milho à massa. Peneirar os outros ingredientes secos como o fermento e o açúcar também contribuirá para que o bolo fique bem fofinho.

Misturar tudo no liquidificador

Como usamos o liquidificador para triturar a cenoura, muita gente tem o costume de misturar todos os ingredientes nele. Porém, para o seu bolo não ficar pesado, a dica é apenas triturar a cenoura com o óleo e os ovos no liquidificador. Depois que tudo estiver bem homogêneo, coloque em uma tigela e acrescente os ingredientes secos, misturando delicadamente com ajuda de um fouet.

bolo de cenoura

Bolo de cenoura

Recomendadas
Pela Web